
MÉDIA E ALTA TENSÃO
BATERIAS CONDENSADORES
Correção fator de potência – Energia reativa
A bateria de condensadores tem como finalidade compensar a energia reativa do sistema para que o fator de potência esteja o mais próximo possível de 1.
Ao contrário da energia ativa, a energia reativa serve apenas para alimentar os circuitos magnéticos dos equipamentos elétricos (não produz trabalho útil).
- Reduz a fatura de eletricidade
- Aumenta a vida útil dos equipamentos elétricos
Embora a bateria de condensadores possa ser dimensionada e instalada para qualquer tipo de potência contratada, a redução da fatura de eletricidade só se dá para contratos em BTE ou MT, pois só a partir de 41,41kW é que se faz a cobrança de energia reativa.
Nestes casos, a reativa é cobrada de duas formas: Reativa Fora do Vazio e Reativa no Vazio.
Na maior parte dos casos, a que mais pesa na fatura de eletricidade é a Reativa Fora do Vazio.
SISTEMAS CAIXAS DE UNIÃO E TERMINAL EM CABO ISOLADO
As caixas terminais consistem na preparação do cabo de média e alta tensão, destinado a efetuar a ligação da cela de proteção ao transformador.
Devido ao facto de estarmos perante uma ligação de média e alta tensão, todo o processo de execução das pontas requer cuidados acrescidos.
A preparação do cabo consiste em seguir um guia de instruções de montagem de forma a facilitar todo o seu processo de concretização.
Para redes de distribuição de cabos que cresceram ao longo de gerações, são necessários elementos de conexão e conexão flexíveis que se harmonizem com vários tipos de cabos e dificilmente permitam erros de montagem.
Todos os elementos de conexão precisam trabalhar com baixa perda e sem manutenção por décadas.
- Terminais Plug-In (GIS)
Extremidades do tipo seco, para conexão em GIS (SF6 Gas Insulated Substation)

- Terminais exteriores termorretráteis / Auto-suportados
Terminais para montagem exterior, termorretráteis ou em silicone, do tipo dos cabos utilizados na rede subterrânea de distribuição são constituídos por almas condutoras de alumínio (Al) ou cobre (Cu) e isolados por materiais isolantes PEX (Polietileno Reticulado)

Os cabos utilizados na rede subterrânea de distribuição são constituídos por almas condutoras de alumínio (Al) ou cobre (Cu) e isolados por materiais isolantes PEX (Polietileno Reticulado).
São instalados diretamente no solo ou em condutas nas vias públicas, intercaladas por caixas de visita, para facilitar a instalação, exploração e manutenção.